"Logo estaremos postando sobre a premiação Iporá (Goiás na Ponta do Lápis; Projeto folclore, desenvolvido pela professora Hosana, dentre outras. Aguardem!!!"

História do Colégio Previsto de Morais

Por Daniel Oliveira


Você conhece a sua escola?

O Colégio Previsto de Morais é uma Instituição de Ensino Estadual que tem por objetivo o ensino público, gratuito e de qualidade. Situa-se à rua Cristiano de Castro, nº 260, Setor Norte, Caiapônia-Go.
Sua área é de 7.050 m², sendo toda cercada de muro, onde se encontram dois pavilhões com 8 salas de aula, um laboratório de informática, 2 banheiros, cozinha, depósito, almoxarifado e secretaria. Há também um auditório com estrutura para teatro com som e 249 cadeiras de plástico. Há também uma biblioteca e duas quadras de esportes, uma coberta e outra simples.

O Colégio atende 772 alunos em três turnos: matutino, vespertino e noturno, nos níveis Fundamental (de 6º ao 9º ano) e Médio Regular. Sessenta (60) funcionários compõem o quadro de funcionários desta instituição, dos quais 42 são docentes e 17, administrativos.
Por volta de 1973 e 1974, o deputado estadual Vicente Miguel levou para ser votado na câmara dos deputados um projeto que consistia na criação de um colégio estadual no município de Caiapônia. O projeto foi aprovado na câmara e vetado pelo então governador Leonino Di Ramos Caiado, que alegou não haver necessidade de criação de mais um estabelecimento estadual de ensino em Caiapônia. (Na verdade, o município já contava com um Colégio com Ensino Fundamental e Médio e com quatro escolas funcionando com a 1º fase do Ensino Fundamental.).

Porém, o projeto aprovado pelos deputados foi levado à Suplan (Superintendência de Planejamento) que, desconhecendo o veto do Governador, iniciou as obras de construção. Este órgão não observou os padrões de construção de estabelecimentos de ensino, fazendo-o fora do padrão oficial e sem infra-estrutura para a administração escolar. O colégio não conta ainda hoje com espaços adequados destinados à secretaria, sala dos professores e biblioteca.
Por volta de julho de 1975, o diretor do Departamento de Ensino de 1º grau visitou a construção, que já estava em fase de acabamento, e constatou a incoerência das obras com sua finalidade.
Mas, como as obras já estavam adiantadas, em fase de acabamento, a construção foi concluída em setembro do mesmo ano.
Concluídas as obras, foram tomadas as providencias para a inauguração. Formou-se o corpo docente e administrativo. Quando da inauguração – outubro de 1977 – surgiu um impasse concernente à Lei de Criação, pois o projeto tinha sido vetado e não existia oficialmente. Então, decidiu-se que o Colégio funcionaria como extensão da Escola Elias Nasser e assim usaria a mesma Lei de Criação. O Elias Nasser era a escola criada mais recentemente, em 1966.

Os universitários de Santa Maria-RS, que desenvolviam o Projeto Rondon em nosso município, sugeriram que o novo colégio funcionasse com as 4º, 5º e 6º séries em virtude dos problemas com a Lei de Criação. Assim ficou decidido, mas por motivos políticos ao Colégio começou funcionando com as séries de 4º a 8º, e também foi criado o curso normal, que já funcionou no primeiro ano.

Você sabe por que Previsto de Morais?

Em homenagem ao ex-prefeito por dois mandatos Previsto de Morais dos Santos, denominou-se o novo colégio de Colégio Estadual Previsto de Morais. (Lei de Denominação n.º 8238 de 26 de abril de 1977).


Você sabe quem foi o primeiro diretor do Colégio Previsto de Morais?


O primeiro diretor e secretário do Colégio Previsto de Morais foram, respectivamente:

• Sebastião Pereira Silva e Jaime Joaquim da Mata - 1975.


Por aqui já passaram os seguintes diretores:
• Célia Jacarandá Maciel – 1976

• Claudimiro Jacinto Barcelos (Aut. n.º 654, de 1981)

• Cenivaldes Pimenta de Lima (Aut. n.º 01, de 1982)

• José Bernardes de Oliveira (Aut. n.º 0131, de 1984)

• Antônio da Silva Chaves (Aut. n.º 009, de 1996)

• Maria de Lourdes dos Santos Barbosa (Aut. n.º006, de 1997)

• Vera Lúcia Ferreira Santos (Aut. n.º 010, de 1998)

• João Maurício de Oliveira (Aut. n.º 061, de 1999)

• Maria Clinimar de Moraes Lima (Aut. n.º 070, de 2001)

• Vera Lúcia Ferreira Santos (2006 à 2009)

• Iolene de Fátima Costa Vilela (Atual diretora)





A BIBLIOTECA


O Colégio Estadual Previsto de Morais também possui a Biblioteca “Cora Coralina”, devidamente registrada sob o n.º 02 às fls. 02, de 10 de fevereiro de 1992, em poder da então Delegacia Regional de Educação de Iporá. Seu acervo possui um número aproximado de 6.500 exemplares.




LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


O nosso Colégio também pode contar com um laboratório de informática (LIE), moderno e a serviço da comunidade escolar e sociedade...


Você sabia que a primeira eleição para diretor se deu em 2000,
sendo a candidata Maria Clinimar de Morais Lima eleita pelo voto direto de pais, alunos e funcionários?






Related Posts with Thumbnails